O que sabemos a respeito da história do Reiki e de Mikao Usui, seu fundador é através do memorial do mestre Usui. Esse memorial foi feito por alguns alunos na sepultura no templo budista Saihôji da Terra pura, em Tóquio. Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865, na província de Gifu. Foi um homem talentoso e esforçado, que quando criança estudava com monges budistas e praticava artes marciais. Era um leitor voraz e se interessava por diferentes áreas do conhecimento, sobretudo psicologia, medicina, história, entre outras. Mesmo com habilidades acadêmicas excepcionais, tudo indica que não teve sucesso e passou por algumas dificuldades que não são especificadas no memorial. Apesar dos desafios, segundo seus alunos, Usui nunca perdeu a coragem ou a vontade de seguir em frente.

A energia Reiki

A energia Reiki se manifestou na vida de Mikao Usui quando ele decidiu realizar um retiro no Monte Kurama durante 21 dias. Nesse período ele sentiu um impulso de energia (Reiki) em sua cabeça, descobrindo esse sistema de cura. Primeiro testou esse método em si mesmo e depois em sua família, tendo ótimos efeitos e resultados. Entendeu, então, que esse sistema deveria ser partilhado com mais pessoas. Isso o levou a fundar a Gakkai, em abril de 1922, escola em que iniciou o tratamento e ensino da terapia Reiki. Usui criou o método Usui Reiki Ryoho a fim de promover a saúde do corpo e da mente, usando a energia do Universo (Reiki).

Outras referências da prática

Além de Mikao Usui, fundador do sistema tradicional Reiki, outras duas pessoas foram fundamentais para que a história do Reiki fosse difundido no Ocidente.

Chujiro Hayashi iniciou sua trajetória no Reiki em 1925, aos 47 anos. Era médico e oficial da marinha e talvez um dos últimos mestres iniciados por Mikao Usui. Após a morte de Usui, Hayashi então abriu sua própria clínica de atendimento e ensino do Reiki, tendo formado vários mestres, dentre eles Hawayo Takata.

Takata nasceu no Havaí e em 1935 viajou para o Japão a fim de receber tratamento para um grave problema que tinha na região abdominal. Foi nesse momento que recebeu seu primeiro tratamento de Reiki. Ela se tornou aluna de Hayashi e depois de iniciada no nível 2 do Reiki, retornou ao Havaí. Em 1938 se tornou mestre e com a ajuda de Hayashi, e então Takata abriu uma clínica no Havaí, levando o Reiki para fora do Japão pela primeira vez. Ele acabou se tornando uma referência na difusão do sistema no ocidente.

Sua intenção era tornar o Reiki mais compreensível para os ocidentais. Para ela, Reiki significava a energia vital do Universo, a energia que está em cada pessoa e, quando concentrada e aplicada irá “curar” todas as enfermidades.

Sendo assim, Takata começou a ensinar Reiki nos Estados Unidos e Canadá, iniciando outras pessoas, as quais seriam responsáveis pela divulgação inicial desse sistema terapêutico. O resultado disso, foi a “explosão” do Reiki por todo o mundo e nesse caminho entre o Oriente e o Ocidente a terapia evoluiu para atender as necessidades das diversas pessoas que o praticam.

O Reiki na modernidade

Por certo que o entendimento que temos desse sistema terapêutico sofreu mudanças nos últimos 10 a 15 anos. É possível encontrar algumas alterações da verdadeira história do Mestre Usui, como, por exemplo, que ele era padre ou teólogo. Entende-se, hoje, que essas alterações foram introduzidas na história para que o Reiki fosse aceito de uma melhor forma aqui no Ocidente.

Entretanto, vários pesquisadores começaram a estudar mais sobre o Reiki e foram até o Japão para entender melhor como se deu realmente a história e como o Mestre Usui ensinava.

Com a passagem de 100 anos da descoberta do Reiki até os dias de hoje, vários sistemas foram criados e assim coexistem com o sistema tradicional Usui.

Mikao Usui criou um método simples para acessar essa energia e por isso é natural que não haveria apenas um. Trata-se, então, de um sistema que irá sempre evoluir e o que importa não é o método mais sim a energia. Não há métodos melhores que outros, o que há é a energia Reiki que, independentemente do método, produz os efeitos esperados.

Cada pessoa irá escolher qual método deseja aprender e aplicar, o importante é que o Reiki está disponível a todos e segue sendo praticado e ensinado em todo o mundo como uma energia de amor e tolerância, e por isso somos gratos.

Lúcia Helena Fonte Boa

Terapeuta Reiki

Bibliografia

Magalhães, João. 2021 – O Grande Livro do Reiki – manual prático e atualizado sobre a arte da cura, níveis 1, 2 e 3. Desperte para o Reiki: a arte secreta de convidar a felicidade. Rio de Janeiro: Bambual Editora.

Mckenzie, Eleanor. 2010 – A bíblia do Reiki – o guia definitivo para a arte do Reiki. São Paulo: Pensamento.