Bem-vindo ao episódio #4 dessa série maravilhosa de podcasts. No podcast de hoje vamos conversar com a Mariângela Araújo que além de terapeuta ocupacional é, também, terapeuta de floral.

Para ouvir no site, basta clicar no botão play quantas vezes quiser! Mas se quiser baixar para seu smartphone, tablet ou computador, existe um passo a passo que você precisa seguir.

Baixe agora o infográfico com os 5 passos para aprender como fazer o download de podcasts.

Entenda tudo sobre a terapia de floral ouvindo nosso podcast e se depois quiser reforçar mais o que foi aprendido, sugerimos a leitura do texto logo abaixo!

Como surgiram os florais?

Terapia floral é uma prática secular que remonta à Grécia Antiga.

Mais recentemente passou a ser utilizada por aborígenes australianos que buscavam a cura de suas dores físicas ou emocionais. Eles se deitavam no meio das floradas e ali passavam algum tempo absorvendo a qualidade das flores.

A terapia de floreis chegou ao ocidente na década de 30, trazida pelo Dr. Edward Bach. Ele era um médico inglês que trabalhava com pacientes mutilados de guerra.

Como surgiram os florais de Bach?

Já no auge de sua carreira Dr. Bach começou a se ocupar em encontrar uma maneira mais fácil de reduzir a dor de seus pacientes.

Ele costumava observar as gotas de orvalho em cima das flores e ia provando essas gotas, das mais diversas espécies de flores que encontrava.

Utilizando de sua sensibilidade, começou a notar as pequenas alterações que aquelas gotas de orvalho causavam em seu psiquismo.

Foi assim que ele desenvolveu os 38 remédios do Back. Dentre eles o Rescue, floral composto por 5 essências e geralmente utilizado para demandas emergenciais. 

Como se deu a propagação do florais pelo mundo?

Misticismo 

Durante 40 ou 50 anos esse conhecimento ficou adormecido. Somente no final da década de 70 ele começou a se alastrar.

O movimento se deu graças aos pesquisadores de todas as partes do mundo uma vez que iniciaram um processo de pesquisas sobre as flores de seus próprios continentes.

Com efeito, culturas alternativas das décadas de 80 e 90 se alastraram rapidamente fomentando a crença de que florais eram produtos místicos.

Ciência 

No entanto, pesquisas científicas posteriores apontaram outra maneira de entendimento na atuação do floral.

A física quântica e a física moderna trouxeram mais instrumentos de estudo e colocaram a terapia floral no lugar correto.

Isso porque, na verdade, a terapia de floral possui resultados reais e eficazes no psiquismo e também no corpo da pessoa. 

Como os florais atuam? 

Teoria da Ressonância Mórfica 

A atuação dos florais é baseada na teoria da ressonância mórfica. Por meio desta teoria entende-se que existe uma interação entre os campos mórficos que se comunicam ao logo do planeta.

Um campo mórfico é formado por um complexo de átomos, moléculas, cristais, organismos, sociedades, ecossistemas etc.

Quando um conhecimento é absorvido e assimilado por um campo mórfico, os demais campos recebem essas informações por ressonância. 

Atuação dos florais por ressonância 

Cada planta possui guardada em si uma propriedade natural que se conecta com verdades que temos em nosso interior. Porém, é comum que, por alguma razão, esta verdade esteja adormecida em nosso interior.

Na entrevista com a Mariângela (podcast) ela dá o exemplo da memória presente na paineira. De acordo com nossa entrevistada, no universo dos florais as paineiras são guardiãs do arquétipo da grande mãe. Amorosa, calorosa, acolhedora e que sabe fazer as correções necessárias para o bem da criança.

Ao pingar na língua o floral da paineira é possível assumir a força deste arquétipo que, por ressonância, faz fluir esta energia na pessoa.

Como os florais podem ser utilizados? 

O consumo mais comum dos florais se dá por via oral. No entanto, os florais também podem ser utilizados nos ambientes e no preparo de alimentos, em favor do movimento de um grupo de pessoas.

Aliás, existe um princípio sistêmico da terapia floral de que quando uma pessoa faz um movimento, todo o padrão do sistema no qual ela está inserida é modificado.

Dessa maneira, os florais podem ser utilizados nos ambientes nos quais a pessoa convive com seus familiares a fim de suavizar os efeitos dessa transição. 

Qual a diferença ente terapeuta de floral e indicador de floral? 

Terapeuta de floral 

A terapia floral é um processo terapêutico como qualquer outro que tem como base de estudo as abordagens psíquicas.

Os estudos compreendem desde o funcionamento do psiquismo humano até o conhecimento aprofundado do repertório das essências florais.

O terapeuta de floral vai atuar como um educador da consciência na medida em que resgata valores e virtudes que as pessoas estão buscando.

É capacitado para realizar tratamentos a longo prazo atuando tanto no campo físico da pessoa — em sua dor pontual — quanto no campo mental e psíquico — tratando a ansiedade e os medos daquele paciente.

Indicador de floral 

Já o indicador é a pessoa que possui conhecimento sobre a essência dos compostos e sua atuação no campo físico.

Portanto este profissional é capaz de indicar o floral com efeito eficaz sobre o problema imediato da pessoa.

Homeopatia e uso de florais são as mesma coisa? 

Não. A homeopatia atua de maneira mais profunda que a alopatia convencional, mas ainda assim possui foco direcionado no tratamento de sintomas específicos.

Seu princípio básico é a prática de semelhante curando semelhante. Ou seja, o homeopata vai buscar dentro da matéria médica de cada planta aquele que mais se assemelha à cura que a pessoa necessita.

Os dois tratamento, portanto, se complementam. É como se o floral fosse acolchoando os núcleos de dor para que a pessoa faça um trabalho profundo mas com efeitos suavizados.

Matérias primas diferentes

Outra diferença entre a homeopatia e os florais está na matéria prima.

Na terapia floral a maioria do arsenal é feito de flores em exposição solar, outras pelo método lunar/solar, outras poucas pelo método de fervura. Alguns florais são, inclusive, extraído de minerais e tornam-se elixir.

Já na homeopatia utiliza-se de plantas, animais, dentre outros seres da natureza.

Qual a diferença entre os vários sistemas de florais existentes? 

A maneira como cada floral atua leva em consideração:

  • as características do local onde foi feito; e
  • o que o pesquisador buscava quando criou aquele floral.

Existem florais em vários sistemas que atuam no mesmo problema.

Dessa maneira, a mescla de florais com a mesma finalidade, provenientes de sistemas distintos, potencializa a atuação deles nas diversas nuances de um mesmo problema.

Como os florais são obtidos?

As flores são colhidas em seu ponto de maior beleza e maturidade e colocadas em um bowl de vidro com água mineral. Na sequência, a mistura é deixada em exposição solar.

As pessoas que pesquisam os florais normalmente são sensitivas e vão percebendo quem é aquele ser vegetal e como ele pode nos ajudar.

Depois essa água é coada, agrega-se um conhaque para conservar e obtêm-se a essência mãe, da qual se obtém a essência estoque.

O vidrinho que o cliente leva para casa é a solução oral que é retirada do estoque e complementada com água.

Para crianças e dependentes químicos não se utiliza conhaque, apenas água mineral e pede que se conserve na geladeira.

Posologia adaptável a cada tipo de rotina

Nas décadas de 80, 90, via de regra, a recomendação era de 4 gotas, 6 vezes ao dia. Porém esta dinâmica é muito difícil de ser cumprida e com o passar do tempo a prescrição passou a ser 7 gotas, 3 vezes ao dia.

Quando a rotina do cliente não se adequa a esta posologia, o terapeuta pode recomendar 14 gotas de manhã e 7 à noite. E na pior das hipóteses, 21 gotas de uma só vez.

Enfim, a forma como o floral é consumido não determina seus efeitos, apenas a velocidade com a qual ele vai sentir os resultados.

Inclusive, a forma como cada pessoa consegue administrar a sua própria dosagem diz muito sobre como ela funciona. Isto deve e precisa ser considerado.

Quer saber mais?

Se gostou do assunto e quer saber mais, ou se já está interessado em acessar processo terapêutico, entre em contato com a Mariângela clicando aqui.

Aprender ouvindo é ou não é uma solução maravilhosa para conciliar absorção de conhecimento e rotina? É por este motivo que produzimos vários episódios do SoulCasts para você.

Então, se quiser ser notificado todas as vezes que sair um novo episódio do SoulCast, cadastre-se clicando no botão abaixo!

E se está em busca de conhecer diversos tipos de terapias holísticas, sugerimos que acesso nosso Soulcast sobre massagem Ayuvédica agora mesmo!