Bem vindo a mais um artigo do Soul Essencial sobre Terapias Holísticas. Neste texto apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a arteterapia Contos: história, técnica, benefícios, e muito mais!

A arte de contar histórias existe desde que o mundo é mundo!

Em tempos mais remotos os contos estavam associados a transmissão de conhecimentos e histórias antepassadas. Também já estiveram associados a tradução de ensinamentos morais e éticos às crianças.

Mas hoje os contos são reconhecidos por muitos profissionais como uma ferramenta terapêutica complementar efetiva. Por isso, é amplamente utilizado como recurso de cura para todas as faixas etárias.

Entenda um pouco mais sobre a magia da arteterapia contos assistindo o vídeo abaixo e, na sequência, leia o texto que preparamos sobre o tema!

https://vimeo.com/317701874/749d7495bc
Arteterapeuta Ilda Oliveia – Lisboa/Portugal

Quando ouvimos um conto nos tornamos parte dele. Talvez essa seja a premissa que faz hoje, do conto, uma ferramenta de cura complementar eficaz.

Mas como funciona esse modelo de terapia holística? De que maneira ele é utilizado? Para entender a resposta a essas e a outras perguntas, continue a leitura!

Como a psicoterapia contos funciona?

Identificação

O ser humano tem por natureza o hábito comparar sua história com a história de outras pessoas.

É, inclusive, um dos fatores que faz da rede social um lugar usado por muita gente para fomentar dois tipos de comportamento:

  • em primeiro lugar, demonstrar uma realidade perfeita, muitas vezes fictícia;
  • em segundo lugar, comparar sua própria vida com a realidade que está sendo exposta pelos outros.

Quando o conto suscita uma história que tem como personagem outros seres, automaticamente o cérebro busca uma ligação entre a realidade da pessoa que escuta e a trama que está sendo narrada.

Como as histórias possuem a premissa de resolver os problemas dos personagens, por meio de uma moral, o conto cumpre seu papel terapêutico ao propor reflexões e resoluções para estes eventos.

Desbloqueio psíquico

O desbloqueio psíquico é exatamente uma consequência dessa identificação. Em outras palavras, quando a história narra algo que o ouvinte também vive, ela provoca uma mudança de perspectiva.

Ou seja, o problema que antes era só dela, agora faz parte do universo de outras pessoas. Isso significa que ela não está mais sozinha, que ela pertence a um grupo.

E mais: já que as situações são vivenciadas por outras pessoas, o cérebro recebe esta informação sem preconceitos e sem julgamentos. Ou, pelo menos, com um nível de julgamento abaixo da medida que o ouvinte do conto usa para si próprio.

Dessa forma seu psicológico tende a ficar mais aberto e receptivo a novas ideias.

Acesso ao lúdico

Acessar o universo de faz de conta não é só coisa de criança.

Por vezes passamos a vida cumprindo tarefas, metas e prazos. Quando sobra um tempinho a tendência é dormir e, talvez, fazer alguma atividade relaxante.

Raramente exercitamos o poder da magia, da imaginação, da criatividade. No entanto, nossa receptividade para o lúdico é imensa.

Afinal, trabalhar a imaginação é repensar novas maneiras de construir a própria realidade.

De que maneira essa terapia holística pode ser aplicada?

Os contos fazem parte de uma terapia complementar que pode atuar de maneira tanto preventiva quanto curativa.

Atuação preventiva

Imagine um grupo de crianças e jovens vivendo em contextos sociais difíceis. Aqui podemos citar violência doméstica, tráfico de drogas, abusos, de todos os tipos, relações insalubres etc.

Sob essa perspectiva, temos no conto uma maneira de desenvolver o autoconhecimento, soluções criativas e compreensão/aceitação de outras formas de ver o mundo.

Já que as histórias possuem o poder de acalmar, é uma ferramenta valiosa também para estreitar a relação entre professores e alunos.

Departamentos de recursos humanos também podem utilizar do conto para melhorar as relações entre os funcionários de uma empresa e fortalecer o vínculo empresa/funcionário.

Já as casas de repouso podem oferecer a terapia contos para auxiliar idosos a trabalharem questões como mobilidade reduzida e morte, por exemplo.

Em todas as situações expostas, esta terapia holística vai atuar como facilitadora do processo de comunicação em situações com algum nível de sofrimento psíquico.

Atuação Curativa

Por outro lado, a arteterapia contos pode ser utilizada para amenizar o sofrimento causado por doenças físicas, psicossomáticas e da alma.

Grupos de apoio a viciados, grupo de crianças em atendimento psicológico, hospitais e em todas as áreas que existem pessoas doentes.

E nesse sentido o conto vai atuar despertando diversos sentimentos e emoções que, por sua vez, vão ativar a liberação de hormônios no corpo da pessoa.

E aqui não estamos falando apenas de contos felizes. O corpo libera hormônios sob as mais diversas reações a estímulos externos.

A endorfina, por exemplo, uma espécie de “morfina” para o corpo, é liberada quando a pessoa assiste filmes tristes, de acordo com um estudo feito em Oxford, em 2016, e publicado na The Royal Society!

Em contrapartida e ainda sob a temática hormônios, a sensação de bem estar e potência libera reações químicas no corpo capazes de diminuir o lançamento de cortisol (hormônio associado ao estresse).

Dessa maneira é possível obter reações mais representativas do sistema imunológico. É o que diz um estudo feito pela Universidade de Wisconsin, de 2004, citado na matéria da revista Super Interessante.

Por se tratar de uma terapia complementar, normalmente o conto está associado a alguma outra técnica. Isso quer dizer que pode trazer resultados grandiosos para profissionais da área da saúde, da assistência social, da educação e da terapia holística em geral.

Em síntese, utilizar dos contos como ferramenta de cura terapêutica é, além de muito útil, gratificante. Podemos dizer que o despertar de emoções benéficas faz dessa terapia um instrumento de cura e renascimento.

O que achou do nosso artigo? Lembre de deixar seu comentário para que possamos construir, cada dia mais, conteúdos relevantes para você.

Se quiser conhecer outras terapias holísticas, visite também nosso artigo sobre thetahealing!