Bem vindo a mais um artigo do Soul Essencial sobre Terapias Holísticas. Neste texto apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o Thetahealing: história, técnica, benefícios, e muito mais!
Dentre as várias terapias holísticas existentes, talvez o thetahealing seja uma das mais simples de se compreender e executar.
Seu objetivo é apenas um: promover a cura por meio da reconexão da pessoa com a “energia criadora de tudo que é”, ao eliminar crenças limitantes.
Seus efeitos podem ser sentidos de maneira rápida e é por isso que a técnica tem se tornado tão popular pelo mundo.
Quer conhecer melhor o thetaheling? Assista o vídeo abaixo e na sequência confira o texto no qual explicamos tudo sobre a técnica!
Como surgiu a terapia holística thetahealing?
Vianna Stíbal é uma renomeada professora espiritual norteamericana que ensina sua filosofia e técnica de meditação espiritual pelo mundo todo. Além disso, ela é também a fundadora da técnica de cura quântica thetahealing.
Vianna iniciou o processo de cura das pessoas em 1995. Cinco anos depois, em 2000, ela decidiu ensinar a aplicação da técnica. Ou seja, formar instrutores capazes de disseminar o thetaheling pelo mundo.
Isso aconteceu depois de ela se curar de um câncer de 23 centímetros no fêmur (osso da parte superior da perna). Na época, o diagnóstico médico era de amputação do membro e 3 meses de vida após a cirurgia, de acordo com depoimento da própria Vianna.
Com efeito, a necessidade de garantir a originalidade e a seriedade na propagação da técnica pelo mundo, culminou no surgimento do ThetaHealing Institute of Knowledge, em Montana/EUA.
O instituto, fundado pela própria Vianna, possui, dentre outras funções, a responsabilidade pela formação de novos terapeutas holísticos e instrutores thetahealers.
Os terapeutas formados em thetahealing recebem um certificado, emitido por esse instituto. Não só os terapeutas, mas também os instrutores.
Isso porque existem alguns níveis de formação dentro da técnica, como por exemplo:
- DNA Básico: forma terapeutas com acesso a técnicas básicas;
- DNA Avançado: forma terapeuta com acesso a técnicas mais aprofundadas;
- Instrutor de DNA Básico: forma instrutores para ensinar terapeutas nível básico.
- Instrutor de DNA Avançado: forma instrutores para ensinar terapeutas nível avançado.
Vale dizer que os instrutores também possuem competência para emissão de certificados válidos, fazendo a ponte entre instituto e novos terapeutas. Portanto, ao se inscrever em um curso de formação thetahealing, procure saber se o instrutor é, de fato, outorgado pala instituição.
Como funciona a terapia holística thetahealing?
A terapia thetahealing consiste em induzir, por meio de uma meditação guiada, o acesso à onda teta no momento do atendimento.
Uma vez acessada a frequência teta, o terapeuta pode, intuitivamente e mediante permissão da pessoa atendida, ressignificar todo tipo de crença limitante.
Isso acontece porque o acesso à frequência permite a visualização e decodificação do campo energético da pessoa atendida.
Como isso é possível? Para entender, você precisa conhecer melhor alguns conceitos que permeiam a técnica.
Conceitos fundamentais
Ondas teta
A palavra theta vem do grego e signfica alma. No thetahealing, o termo é escrito com “th” justamente para a obter uma interpretação dual.
Em outras palavras, o nome da terapia remete tanto à sua finalidade, enquanto cura da alma, quanto à ferramenta utilizada para obter essa cura, ou seja, as ondas teta.
Sendo assim, vamos à conceituação: teta é um tipo de onda cerebral de baixa frequência, acessada naturalmente pelo cérebro humano pouco ates do dormir e logo depois de acordar.
À título de curiosidade, estas são algumas das ondas cerebrais que acessamos, por ordem de frequência:
- Beta/Gama = são ondas de alta frequência, que nos colocam em estado de alerta, atenção, foco, concentração, cognição. Normalmente, o estado cerebral no qual passamos a maior parte do nosso tempo, quando estamos acordados;
- Alfa = com a frequência mais baixa que beta/gama, as ondas alfa são atingidas, por exemplo, quando meditamos, relaxamos, focamos nosso cérebro no momento presente. Tais ondas nos proporcionam tranquilidade e bem-estar;
- Teta = como a frequência dessa onda é ainda mais baixa que as ondas alfa, acessá-la é como sonhar acordado. Trata-se de um estado de abertura para reprogramações mentais, onde se tem a sensação de que tudo é possível;
- Delta = só acessamos a onda delta quando estamos em sono profundo, também conhecido como sono REM, fase onde os sonhos acontecem. Ou seja, as ondas delta possuem a frequência mais baixa de todas.
A frequência teta nos dá acesso a potencialidades reprimidas, memórias antigas, expansão da mente, lembrança de sonhos etc.
Download
Depois de se acessar a onda teta, as crenças limitantes ficam mais acessíveis e visíveis no campo energético da pessoa.
Dessa maneira a crença pode ser verbalizada para que a pessoa atendida tome consciência da existência dela.
Assim podemos partir para os downloads. Estes, nada mais são do que reprogramações dessas crenças, utilizando verdades de amor, provenientes da fonte criadora.
Isso precisa acontecer para que o local do cérebro que armazenava uma crença limitante possa substituí-la por outro conteúdo. Se isso não for feito, rapidamente o cérebro volta à inércia das crenças antigas.
Diversificação da técnica
Ainda que a técnica seja a mesma, a forma de se aplicar o thetahealing pode variar de acordo com as características de cada terapeuta.
Além disso, o local para a realização das sessões é livre. Ou seja, ela pode acontecer tanto em estúdios fechados e ambientados quanto em espaços públicos. Depende da disposição e da capacidade de concentração de cada pessoa para que o processo flua naturalmente.
Benefícios da terapia
A indução à vibração teta é bastante comum em terapias holísticas de cura. Conforme dissemos acima, este estado cerebral é muito poderoso para acessar e cuidar de traumas.
Qualquer dor pode ser tratada com as sessões de thetahealing.
Observe que quando utilizamos a palavra tratamento estamos nos referindo a um processo de cura. Sendo assim, pode ser mais rápido ou mais lento, depende de algumas variáveis.
Por exemplo, o grau de disposição e abertura das pessoas envolvidas interfere muito na duração do tratamento. Porque?
Primeiro porque o terapeuta depende de uma autorização para acesso das informações do campo energético da pessoa em tratamento.
E segundo porque, ainda que haja permissão de acesso, e que a pessoa esteja muito disposta à cura, o terapeuta precisa usar do bom senso.
Lembre-se de que a terapia trabalha questões antigas, que são as crenças limitantes. Alterar padrões construídos durante uma vida inteira remexe sentimentos, culpas, mágoas, traumas e trás tudo à tona.
Ou seja, o terapeuta vai tentar entender até onde pode ir sem causar sofrimento à pessoa tratada, ou, até que ponto aquele sofrimento é suportável e necessário.
Dito isso, chegamos aos benefícios da terapia.
Várias doenças podem ser tratadas por meio do thetahealing. Desde medos e angústias da alma, até casos mais graves de depressão e síndrome do pânico.
A coragem para tirar um projeto antigo do papel, o autoconhecimento e a relação com o dinheiro, por exemplo, são algumas das vantagens de se praticar a terapia.
Dores e doenças do corpo físico também podem ser tratadas de maneira eficaz. A própria Vianna, tendo se curado de um câncer, é testemunha disso.
Existe relação entre esta terapia holística e a religião?
Ao mesmo tempo que as terapias holísticas estão desvinculadas de crenças religiosas, também não são contrárias a elas.
Em outras palavras, a pessoa pode sim possuir crenças religiosas de quaisquer natureza e praticar a técnica, ou se formar nela, sem objeções.
A fundadora do thetahealing, Vianna Stíbal, propõe uma conexão da pessoa com o que ela chama de “fonte criadora de tudo que é”.
Essa fonte, nada mais é que o reconhecimento da existência de um cosmo criativo, uma energia da qual somos feitos e pela qual nos unimos no mundo físico.
Acreditamos que tudo que você precisa saber sobre thetahealing foi descrito neste texto. Porém, se ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário pra gente.
Da mesma forma, se notar que deixamos de falar de algo importante, comente também. Afinal, é fundamental para o crescimento nos reconhecer nessa rede de troca de informações!
E dica: O Soul Essencial está promovendo um série de cursos de formação em thetahealing. Se você estiver interessado em saber mais detalhes a respeito, acesse nossa sessão de eventos!
E já que você está em busca de conhecer mais sobre terapias holísticas, que tal acessar agora o nosso artigo sobre terapias xamânicas?